domingo, 9 de fevereiro de 2014

[tag] isso ou aquilo?


Olá pessoal!

O blog ficou meio abandonado nesta sexta e sábado porque estava fazendo mudança de apê. Na verdade, ainda estou organizando as coisas no quarto novo, mas tirei um tempinho pra fazer pelo menos essa tag e não deixar o Endless Characters jogados as traças o final de semana todo.

A tag se chama "Isso ou Aquilo?" e consiste em escolher entre duas opções de alguma coisa relacionada a livros. Vi essa no blog Leitora Incomum, da Fernanda Souza, e a tag foi traduzida pela Tati Feltrin, do Tiny Little Things. Ao final do post vou colocar o link para os dois posts.

1. Áudio book ou livro?
Livro sempre em primeiro lugar. Audiobook só quando estou muito sem tempo ou o livro é muito chato, mas eu quero terminar ou preciso terminar.

2. Capa dura ou mole?
Capa dura, claro! Meu sonho é que os editores brasileiros aprendessem a fazer livros em capa dura com direito a dust-jacket e tudo o mais. Até hoje vi poucos livros de ficção em português com capa dura no estilo de outros países.

3. Ficção ou não-ficção?
Difícil, gosto muito dos dois, mas acho que ficção sempre me ajuda mais como um ponto de fuga do que não-ficção.

4. Fantasia ou vida real?
Dá pra viver equilibradamente nos dois?! Em alguns momentos da vida dá uma vontade enorme de viver em um mundo de fantasia, mas acho que depois de certo tempo aquilo se tornaria tão normal que ficaria igual a vida real. Então, se pudesse ter um meio termo, viver um pouco em um e em outro, seria legal.

5. Harry Potter ou Twilight?
Harry Potter, sem mais! É até um pouco sem sentido essa pergunta, pra mim pelo menos hehe.

6. E-book ou livro físico?
LIVRO FÍSICO!!! Sem discussão, me odeiem adoradores e adeptos de e-books, mas eu nunca me acostumarei a ter um e-reader, e jamais largarei meus livros impressos em papel, aquele cheirinho viciante que só fica melhor com o tempo. Livros digitais podem até ter suas vantagens (como poder carregar vários para onde quiser, sem ocupar espaço físico, mas não sei pra que carregar tantos), mas jamais superarão a sensação de entrar em um lugar repleto de volumes de diversos formatos e tamanhos.

7. Comprar ou pegar emprestado?
Comprar, e pegar emprestado quando não tenho certeza se vou gostar do livro, por exemplo começos de séries. Algumas vezes até compro uma edição baratinha pra ver se gosto, e depois compro a edição normal.

8. Livro único ou série?
Série! É tão mais legal, a expectativa por um novo livro cada ano, tentar adivinhar o que vai acontecer no livro seguinte, se estressar com as burrices que o personagem principal faz nas sequências. E depois, claro, ficar totalmente depressivo porque você passou vários anos com aqueles personagens e chegou o dia em que o autor escrever THE END.

9. Livraria física ou online?
Outra difícil, livrarias online são para quando eu quero gastar menos, então entro e procuro o que quero, com poucos cliques já comprei e tudo se resolve. Mas livrarias físicas ainda tem um campo de atração muito grande pra mim, mas só entro nelas quando realmente estou com um dinheirinho a mais, porque sei que sairei de lá com pelo menos uns 2 ou 3 livros (mesmo que minha pilha de leitura ainda esteja gigantesca!).

10. Livro longo ou curto?
Não importa, contanto que a história seja boa e bem contada, o tamanho nem faz diferença. Quer dizer, com exceção de períodos de provas, que então os livros curtos são muito bem-vindos!

11. Drama ou ação?
Tenho meus "humores". Algumas vezes dramas me deixam estressado e sem paciência, outras já fico todo compreensivo e entendendo os personagens, até chego a me identificar com um. Mas, ação sempre tem um lugarzinho, independente do meu humor, um livro de ação muitas vezes me ajuda a esquecer algumas coisas.

12. Ler no seu canto ou tomando sol?
No meu canto, com toda certeza. Não sou muito "amigo do sol", e só tomo a quantidade necessária pra me manter saudável de sol.

13. Chocolate quente, café ou chá?
Chá e chocolate quente! Mas o segundo só nos dias frios, claro. Agora, no verão um chá gelado pra refrescar é uma ótima pedida.

14. Ler resenha ou decidir por si?
Depende do meu nível de indecisão, algumas vezes preciso de uma segunda ou terceira opinião, mas ler uma resenha normalmente é sempre a segunda opinião, a terceira é algum amigo meu que tenha lido o livro.
Então, é isso pessoal, abaixo estão os links dos posts nos blogs da Fernanda Souza (Leitora Incomum) e no da Tati Feltrin (Tiny Little Things).

Nenhum comentário:

Postar um comentário