sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

[desabafo] desvalorização


Esse é um assunto bem recorrente no meio da comunicação, e claro, causa bastante polêmica entre as pessoas que trabalham na área, já que muitas vezes temos o valor do nosso trabalho diminuído a quase nada, quando não totalmente a nada, e vamos combinar, seja qual for seu emprego, é a pior coisa quando alguém diminui o mérito e valor dado a ele.


Algumas semanas atrás eu até mesmo conversava com minha chefe sobre isso e ela colocou a coisa toda de uma forma que fez bastante sentido. A história foi a seguinte.

Uma pessoa vai em um restaurante, pede um prato x, digamos um bife grelhado, e na hora de pagar, se desenrola a seguinte cena.

Cliente: Então, eu comi seu bife, mas agora eu não tenho dinheiro pra te pagar por ele, mas eu com certeza vou falar dele pra todas as pessoas que eu conheço, então você vai receber mais clientes que vão pagar pelo seu bife. Mas, da próxima vez eu também vou pagar, vai ser só dessa primeira vez.

Na comunicação uma situação desse tipo é quase rotineira. Pessoas que vem sugerindo uma "parceria" para algum projeto que provavelmente não tem futuro algum. Normalmente as palavras "parceria" e "pagamento" não andam juntas, essa é uma dica para quem pretende seguir no caminho da comunicação. Além, é claro, de sempre ter aqueles episódios clássicos de um cliente querendo que você abaixe o valor por está muito "caro".

Sim, pra seguir carreira em comunicação é preciso ter uma paixão gigantesca pelo o que faz, porque não dá pra seguir nela por causa de dinheiro. Não existe ficar rico com comunicação, a não ser, é claro, que você tenha dinheiro pra comprar um conglomerado ao estilo Murdoch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário