domingo, 11 de maio de 2014

[resenha] adultério - paulo coelho


Sinopse:
Linda tem 31 anos e, aos olhos de todos, sua vida é perfeita: ela mora na Suíça, um dos países mais seguros do mundo, tem um casamento sólido e estável, um marido amoroso, filhos doces e bem-comportados e um emprego como jornalista do qual não pode se queixar.
No entanto, ela começa a questionar a rotina e a previsibilidade de seus dias. Já não consegue suportar o esforço que precisa fazer para fingir estar feliz quando na verdade o que sente pela vida é uma enorme apatia.
Tudo isso muda quando ela encontra um ex-namorado da adolescência. Jacob agora é um político bem-sucedido e, durante uma entrevista, acaba despertando algo que havia muito ela não sentia: paixão.
Agora ela fará de tudo para conquistar esse amor impossível, e terá que descer até o fundo do poço das emoções humanas para enfim encontrar sua redenção.

Primeiramente acho que preciso deixar alguns pontos claros. Sim, eu julguei este livro pela capa, e ela foi um dos motivos que me fez aceitar resenhá-lo aqui no blog, mas não fiquei somente nisto, pois o título e a sinopse me deixaram ainda mais interessado na história.

Então, comecemos com nossa análise. Um dos aspectos que mais me chamou a atenção em relação a narrativa deste livro foi o fato de em nenhum momento a personagem principal ter suas falas colocadas de forma tradicional, com uso de aspas ou travessão, mas sim de forma a parece que ela apenas utiliza os pensamentos, nunca fazendo as falas de modo concreto.

Como disse inicialmente um dos motivos para eu ter decidido ler "Adultério" foi a capa, que achei bem atraente, especialmente pela união dos elementos visuais e textuais (leia-se a foto e o título), que casaram muito, levando em consideração a ligação das cerejas com temáticas eróticas e a sugestão de uma infidelidade, assunto ainda hoje muito polêmico, especialmente se considerarmos que um dos envolvidos na "traição" da história é um político, e estes na vida real sempre estão envolvidos por escândalos.

Mas, para fechar esta parte e parar de falar de coisas gráficas, a diagramação do livro ficou muito boa, com fontes de tamanho adequado a leitura.

Agora, no que concerne à trama e fluidez da história, não me decepcionei com "Adultério", já que este é um tipo de livro que se você se interessar pelo enredo, com certeza não conseguirá colocá-lo de lado, e sempre que tiver um tempinho livro estará procurando o livro pra continuar lendo.

O que te faz continuar sempre na leitura é saber como a história vai se desenrolar, porque o final é claro deste o início, mas eu não falarei aqui pra não me acusarem de dar "spoilers" em resenha.

Agora, alguns trechos que me chamaram atenção e acho legal compartilhar com vocês são estes abaixo. Porque, obviamente, é impossível ler um livro de Paulo Coelho e não marcar nenhuma frase!

"Você não escolhe sua vida: é ela que o escolhe. E se o que lhe foi reservado são alegrias ou tristezas, isso está além da sua compreensão. Aceite e siga em frente". (p. 78)

"[...] nada disso faz sentido. O universo já existia há bilhões de anos, continuará existindo depois que você morrer". (p. 219)

""E então a realidade vai se instalando aos poucos, mas não aceitamos. Queremos que nosso parceiro permaneça exatamente aquela pessoa que encontramos no altar e com quem trocamos alianças. Como se pudéssemos parar o tempo.
Não podemos. Não devemos. A sabedoria e a experiência não transformam o homem. O tempo não transforma o homem. A única coisa que nos transforma é o amor. Enquanto estava no ar, entendi que meu amor pela vida, pelo universo, era mais poderoso do que tudo". (p. 234 - 235)

Título original: Adultério
Autor: Paulo Coelho
Ano de publicação: 2014
N. de páginas: 240
ISBN: 978-85-431-0045-6
Nota: 8 caracteres

Nenhum comentário:

Postar um comentário