quarta-feira, 7 de maio de 2014

[resenha] creatura - nely cab


Já que não estou com muito tempo de fazer resenhas novas, decidi postar algumas que publiquei no outro blog mas não aqui, e algumas mais antigas do Our Cup of Tea que acho valer a pena publicar novamente aqui. Claro, estou trabalhando em algumas que preciso fazer com urgência, e logo tem resenha inédita aqui novamente!

Enquanto isso, leiam esta que fiz para o livro Creatura, da norte-americana Nely Cab, um amor de pessoa que entrou em contato comigo há muito tempo para fazer a resenha do livro e acabei adiando por falta de tempo.

Não esqueçam de comentar, claro! E não liguem pra essa capa mal cuidada, eu já estava morando sozinho quando decidi encapar o livro e deu nisso. #choremos


Quero começar esta resenha já pelo ponto que mais me atraiu quando recebi o primeiro e-mail da Nely, perguntando se eu me interessaria em fazer a resenha de Creatura, que é o background da história, o tipo de seres sobrenaturais que a autora escolheu para dar base ao livro, e que antes eu não tinha visto em nenhum outro, que são as "deidades", como passei a definí-los em português, seres que podem andar entre o mundo dos sonhos e o nosso. E é em Somnium que Isis Martin encontra pela primeira vez David Chios, um belo garoto, de cabelos e olhos negros, que pode ser tanto sua salvação quanto sua perdição. O resto, vocês terão que ler para descobrir.

E agora, indo para a parte técnica. Apesar de ser um livro publicado de forma independente, a edição ficou realmente muito boa, com tamanho de fonte bom, que não cansa a visão durante a leitura, e espaçamento agradável. A capa da primeira edição foi feita pela própria autora, e é composta pela pintura de uma árvore de galhos retorcidos, com alguns frutos que se assemelham a romãs. Minha única decepção é quanto ao papel utilizado na capa, que fica meio encurvado, mesmo deixando o livro por muito tempo embaixo de outros volumes maiores e mais pesados. É claro, isto não irá alterar muito minha nota final.

Quanto a história, Nely tem uma narrativa boa, com um ritmo regular que não deixa ficar chato ou muito cansativo, e te instiga a virar as páginas rapidamente, na esperança de descobrir o que acontecerá a seguir e que tenha a resposta para as perguntas que ficaram anteriormente. Porém, qualquer ponta deixada no início do livro, é atada durante o percurso. E o final definitivamente não deixou a desejar, estando a altura do restante da história.

Então, se você gosta de uma boa história YA sobrenatural, mas quer mudar um pouco de ares e sair dos vampiros, lobisomens e afins, Creatura é uma boa pedida.

Título original: Creatura
Autor: Nely Cab
Ano de publicação: 2011
N. de páginas: 302
ISBN: 978-1-4634-0623-3
Nota: 8 caracteres

Nenhum comentário:

Postar um comentário