quinta-feira, 5 de junho de 2014

[resenha] the wolf gift - anne rice


Sinopse:
Na costa da Carolina do Norte, o jovem jornalista Reuben Golding prepara uma reportagem sobre a enorme propriedade do desaparecido Felix Nideck e acaba se envolvendo com a herdeira Marchent Nideck. Após algumas horas na mansão, porém, Reuben é atacado por uma criatura que o transforma em um lobisomem. Depois de tornar-se um tipo controvertido de herói na cidade, por ajudar quem está em apuros, Reuben precisa esconder-se da polícia, dos médicos e até da própria família, e aprender a lidar com suas novas habilidades. Primeiro livro da nova série da consagrada Anne Rice, A dádiva do lobo foi elogiado na imprensa americana.

Comprei este livro no lançamento norte-americano, e só consegui fazer a leitura efetivamente agora, mas não por estar com pouco tempo, mas porque continuo achando a escrita de Anne Rice muito prolixa e lenta, e em The Wolf Gift ela não é nem um pouco diferente dos outros romances sobrenaturais da autora. Não me entendam mal, não digo que a escrita dela é ruim, pois não é, apenas que para ler e ter uma boa opinião sobre a narrativa da autora é necessário algo que ultimamente tem me faltado: paciência.

Em The Wolf Gift a autora dá um novo olhar à lenda do lobisomem, com toques provocantes, algo que eu já considero uma marca registrada sua, fazendo um mix entre antigas lendas e tecnologias modernas.

Mas, vamos para algo que me ganhou neste livro desde que pus meus olhos nele pela primeira vez: as páginas. Sim, as páginas parecem antigas, com as bordas aparentando serem estragadas, e, claro, são amareladas, então a leitura se torna muito confortável, não desgastando ou cansando a visão do leitor.

Para não me estender nesta resenha, já que o tempo e a criatividade estão meio curtos nessa semana, vamos pular para o desfecho da história, que tem vários plot twists, todos com um timing quase perfeito, e quanto mais próximo ficamos do final, mais espantosos são os acontecimentos. O único pecado da autora foi deixar para explicar muita coisa sobre a mitologia do lobo (ou Morphenkinder, como são chamados em The Wolf Gift) apenas no penúltimo capítulo do livro, o que tornou maçante a leitura.

Uma pena que Anne Rice novamente seja usada por sua editora apenas como uma fonte de riquezas, pois o que seria apenas um livro (The Wolf Gift vem com um grande "A NOVEL" escrito em sua capa) virou uma trilogia, e o segundo livro, que estou pouco animado em ler, já foi lançado, e intitulado The Wolves of Midwinter. Mas, para quem é realmente fã da autora, é uma leitura que não pode faltar. Então, corra quebrar seus vários porquinhos, pois mais uma vez a versão nacional saiu pela Rocco (leia-se: fazer um financiamento para comprar este livro).

Título original: The Wolf Gift
Autor: Anne Rice
Ano de publicação: 2012
N. de páginas: 408
ISBN: 978-0-307-5951-19
Nota: 7 caracteres

Nenhum comentário:

Postar um comentário