sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

[desabafo] sobre marcas de leitura


Olá pessoal!

O post de hoje é diferente de todos os outros da semana, não é dica, nem alguma lista. É apenas um texto, uma espécie de desabafo que tentarei fazer todas as semanas, em uma tentativa também de melhorar minha escrita e manter um ritmo de criação constante. Escolhi para começar um tema controverso entre as pessoas que gostam de ler: marcações em livros.


Não digo marcações apenas de pegar um post-it e colar na página, sinalizando que ali existe alguma coisa que você achou interessante, mas sim de pegar um marca-texto, ou qualquer objeto que sirva ao mesmo propósito, e sublinhar, marcar ou anotar na borda da página pensamentos ou algo relacionado ao texto. Sim, eu marco trechos e quotes que mais me chamam a atenção enquanto leio, sempre tive essa mania, e não acho, como muitos, que isso seja uma heresia, um crime que não pode passar impune.

Um dos motivos maiores para que eu compre livros em sebos, além, é claro, daquele cheiro viciante de livros antigos, é a possibilidade de encontrar, enquanto leio, marcações e anotações das pessoas que leram aquele livro antes, pois acho incrível a possibilidade de "compartilhamento" do que você está pensando no momento em que lê determinada frase, ou então mostrar que uma citação te tocou de tal forma que você não foi capaz de deixar que ela se perdesse em meio àquelas inúmeras linhas, e precisou grifar para que ficasse marcado ali, para a posteridade.

Só não me entendam mal, ainda sou contra alguns tipos de marcação, como por exemplo fazer orelhas nas páginas ou utilizar a orelha do livro pra marcar onde você parou. Isso sim eu considero algo ruim para fazer com o coitado do livro. E se fizer com um dos meus, caso você tenha sido considerado digno de empréstimo, a punição é a morte!

Enfim, deem suas opiniões! Acham que isso é um crime capital, ou nem tem tanta frescura assim, só manter o livro bonitinho e sem orelhas já basta pra vocês? Comentem e compartilhem! :D


Não esqueçam de curtir a page do blog no Facebook, e sigam pelo Twitter, Instagram e Bloglovin.
Follow on Bloglovin

2 comentários:

  1. difícil definir meu grau de choque quando li "pegar um marca-texto, ou qualquer objeto que sirva ao mesmo propósito, e sublinhar, marcar ou anotar na borda da página pensamentos ou algo relacionado ao texto"...

    Na verdade, acho que textos marcados nos induzem a gostar daquilo que alguém leu, gostou e marcou! Eu ficava agoniada na época da faculdade quando pegava textos já grifados, e eu lia aquilo e não achava nada importante, mas ao mesmo tempo ficava presa ao grifo!!! AAAAAHHH...
    Mas enfim cada um é dono do seu livro e sabe o que fazer...

    Ao mesmo tempo, concordo que é interessante compartilharmos do conhecimento e ideias, então quando vejo anotações, eu sempre leio também!!!
    E sim, eu estou muito em cima do muro quanto a isso, mas não, eu não faria isso com livro meu!

    ResponderExcluir
  2. Eu não tenho o costume de fazer isso, mas acho esteticamente feio hahaha. Mas acho que é tranquilo quem quiser fazer, não tem essa não. O que facilitar e ajudar na leitura tá valendo.

    Orelhas nas páginas é um troço feio demais, isso é verdade hahahaha.

    ResponderExcluir